Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Melasma na gravidez, ou cloasma gravídico... NÃO!!!



Meninas quem já não viu por aí uma quantidade enorme de grávidas com a pele do rosto toda manchada ??? Então, é o temido MELASMA ou CLOASMA GRAVÍDICO.
O Melasma é um aumento da melanina caracterizado pelo aparecimento de manchas acastanhadas localizadas principalmente no rosto.



A causa do melasma é desconhecida estando envolvidos fatores genético raciais, hormonais e ambientais como a radiação ultravioleta. O cloasma gravídico está associado ás mudanças hormonais e pode desaparecer após o parto. A participação do estrógeno e progesterona na causa destas manchas tem relação tanto com a gravidez como com o uso de anticoncepcionais.
O filtro solar deve ser usado todos os dias, várias vezes ao dia, no mínimo FPS 30.  O uso de filtros químicos e físicos é melhor pois incrementa a qualidade do bloqueador.
(Em geral, o protetor comprado na farmácia mistura os dois tipos na sua composição, em proporções variadas. Os ingredientes físicos refletem a luz do sol. Os químicos a absorvem e a transformam em calor. Para quem tem melasma, o mais indicado são protetores compostos por uma alta proporção de filtros físicos. O inconveniente é que dão um efeito branco e opaco e têm textura espessa. Mas alguns deles vêm com uma cor de base, para disfarçar o tom branco indesejável).


O tratamento pode ser feito com uso de “peelings” que promovem a esfoliação da pele, eliminando a melanina. Há clareadores especiais que podem ser usados durante a gravidez, mas a utilização deles precisa ser supervisionada e os tratamentos orais são contra-indicados.
O cloasma gravídico pode desaparecer espontaneamente após a gravidez, não exigindo, às vezes, nenhum tipo de tratamento. No entanto, o tratamento acelera o seu desaparecimento. Após a melhora, a proteção solar deve ser mantida para evitar o retorno das manchas, que ocorrem com bastante frequência.

MENINAS... JÁ QUE QUEREMOS SER MULHERES, MÃES E LINDAS SEMPRE... DEVEMOS NOS PREVINIR DOS DANOS SOLARES, MUITO MAIS NESTA "FASE GRÁVIDA" QUE ESTAMOS, MAIS AINDA AS QUE ADORAM UMA PRAINHA ASSIM COMO EU. ULTIMAMENTE EU JÁ HAVIA AUMENTADO MEUS CUIDADOS EM RELAÇÃO AO SOL, MAS DEPOIS QUE ME DESCOBRI GRÁVIDA USO FREQUENTEMENTE O PROTETOR FACIAL DA NATURA FPS 60 E  NÃO ABRO MÃO DO CHAPÉU OU BONÉ QUANDO ESTOU NA PRAIA. TODOS DIZEM QUE AS MULHERES FICAM MAIS BONITAS AINDA DURANTE A GRAVIDEZ... ENTÃO ASSIM SEREMOS (kkk) !!!



 
P.S ... A VIDA COMO ELA É !!!
  É meninas não é fácil ser mãe mulher e linda, kkk... por mais cuidados q eu “tenha tentado ter” durante a gestação com a pele não adiantou muito. Minha pele foi arrasada pela acne!!! Mesmo na adolescência eu não tinha tido uma crise assim, apesar ter pele oleosa com tendência a cravos... juntou tudo: hormônios, ansiedade, alimentação, stress, falta da pílula anticoncepcional que equilibrava meus hormônios e tratava minha pele. Mas agora corro atrás do prejuízo...
VALE LEMBRAR QUE TUDO QUE USAMOS AFETA O BEBÊ, DESDE BEBIDAS, COMIDAS ATÉ PRODUTOS DE BELEZA E PERFUMES!!!
Meninas tem q ser o chapelão, como vcs podem comparar nas fotos só o boné não basta.
 
Vocês não sabem o terrorismo que foi para mim as acnes durante a gestação (surgiram no último período), fiquei abalada psicologicamente por causa delas... mas é um fator hormonal e imprevisível.
Morro de dó quando vejo esta foto linda de um momento mágico em minha vida e eu com esta pele nojenta... é isso mesmo, não tenho vergonha de dizer, NOJENTA !
A gestação é uma fase de profundas alterações hormonais e metabólicas, e assim como todos os tecidos do corpo, a pele também sofre o impacto dessas mudanças.
Estudos mostram que a ação hormonal é totalmente imprevisível, além disso é importante considerar a variação de uma gestante para a outra e lembrar que cada  gravidez tem características diferentes.
Para quem a acne resolveu atormentar o conselho é ter paciência. NÃO FAÇAM COMO EU FIZ... A CADA MOMENTO DE STRESS EU CORRIA PARA FRENTE DE UM ESPELHO E APERTAVA MEU ROSTO.
O consolo é que durante o período de amamentação tudo começa a voltar ao normal. Corpo e pele...
Os alimentos que induzem um rápido aumento da glicose no sangue, ou seja, com alto índice glicêmico, irão elevar o nível de insulina e de fatores de crescimento que, por sua vez, modificam a produção de gordura pela pele, levando a oleosidade às alturas. Na lista de promotores do efeito casca de laranja estão: pão branco, batata, biscoitos, mel, uva, manga, bolos, cereal matinal, farinhas (milho e mandioca).  O ideal é evitar os doces e as frituras... lembrando que não é que você não deva comê-los, mas o excesso nunca fazem bem. A gestante que quiser pode controlar o surgimento da acne por meio de uma dieta adequada e com o auxílio de uma nutricionista. Este também não foi o meu caso meninas... ansiedade a mil.
Nunca esqueçam que a realização de peelings químicos, como o de ácido retinóico, não é recomendada, assim como muitos cremes e produtos cosméticos. No tratamento da acne, as drogas contra-indicadas são a isotretinoína oral e os antibióticos da classe das tetraciclinas. Entre os tópicos, está o ácido salicílico.  SEMPRE LEIAM A BULA E CONSULTEM SEU MÉDICO ANTES DE USAR UM PRODUTO.
Alguns meses após o nascimento da Valentina eu fui procurar um dermatologista, meu tratamento foi demorado e restrito devido a amamentação. PRESTEM ATENÇÃO, MUITOS DOS CUIDADOS DEVEM SER MANTIDOS DURANTE A AMAMENTAÇÃO, O USO DE ÁCIDOS PERMANECE RESTRITO A LACTENTES (mães que amamentam). 
 
 
 
 
 
 Mas com o tratamento que segui a risca, em um breve período de tempo eu já havia visto uma grande melhora na acne, mas o problema então eram as manchas (que minhas unhas deixaram) e só podiam ser tratadas com o ácido.
O Diferin gel foi tratamento dado por meu dermato durante a amamentação, usado só a noite e nunca expor-se ao sol sem proteção solar mínima de 30 FPS.

Após o desmame da Valentina... nossa esta palavra DESMAME é horrível, nem preciso dizer oq me senti né? Fui novamente ao dermato e agora meu tratamento foi intensificado com o Triluma, que deve ser usado no período máximo de 30 dias, somente a noite, e lembrando que o uso do FPS é indispensável, principalmente quando estamos fazendo uso de tratamentos cosméticos.
FPS SEMPRE!!!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.