Lojinha Elo7 Ateliê Esperandobb

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dores nas pernas

Durante a gestação muitas mulheres apresentam inchaço e dores nas pernas, principalmente no final do dia. Isso acontece porque devido à ação hormonal a gestante tem maior tendência ao acúmulo de líquidos, o volume de sangue que circula pelos vasos é maior e os vasos, por sua vez, estão mais dilatados durante a gestação. Outro fator importante é o crescimento uterino, que comprime os vasos responsáveis pelo retorno do sangue do corpo ao coração. Todas essas mudanças fisiológicas, normais durante a gestação aumentam a probabilidade das gestantes desenvolverem dores, inchaço e varizes nas pernas.
Atualmente, com a entrada da mulher no mercado de trabalho essas alterações fisiológicas podem ser agravadas por posturas inadequadas durante o dia. Algumas mulheres permanecem muito tempo em pé, enquanto outras passam horas sentadas na mesma posição. Tudo isso dificulta o retorno venoso, favorecendo o aparecimento de varizes, inchaço e dores nas pernas.
O ideal é que a gestante que trabalha fora, ou mesmo em casa, faça pausas evitando ficar muito tempo na mesma posição.
Neste artigo estão alguns exercícios fáceis, rápidos e práticos que as gestantes podem fazer para melhorar a circulação e mobilizar as pernas, evitando dores, varizes e inchaço.

(http://www.mulhersaudavel.com.br/index.php?id=91&setor=4)
 
Esta noite acordei com muitas dores nas pernas, talvez devido a minha posição de trabalho, em pé... recorri a almofadas, um creme (ótimo) da Risqué relaxante para pernas e um Tylenol para seguir o sono.
 
 
 





 Mas o correto é fazer todos os dias os exercícios acima. Vamos lá então né... mais uma meta!!!
 
P.S. ... A VIDA COMO ELA É!
 
Gurias, vale lembrar mais uma vez que a pratica de exercícios físicos na gestação é extremamente importante, tanto para o relaxamento quanto para o preparo pré e pós parto.
Durante a gestação o exercício nos dá mais mobilidade e resistência com o ganho de peso, nos ajuda a relaxar, aliviando as dores nas pernas e ajudando no sono... é normal no término da gestação termos dificuldade para dormir pela falta de posição. O preparo físico também ajudará na hora do parto, e na recuperação pós... sem falar no preparo que você vai precisar assim que seu baby começar a querer colinho.
Eu engordei muito na minha gestação, 22kg... fiquei enorme, mas inchei somente nos últimos 15 dias... então minhas dores nas pernas eram frequentes, mesmo tendo praticado pilates 2x por semana durante toda a gestação, minha tática era: banho morno, um analgésico permitido por minha obstetra, pernas para cima e um creminho relaxante.
LEMBRANDO QUE OS CREMES CANFORADOS NÃO SÃO RECOMENDADOS!!! (http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-05722011000300016&script=sci_arttext)
 
Olhem como estou enorme e inchada... esta foto foi 2 dias antes da Valentina nascer.
Exercício com elástico para fortalecer os braços.
 
Hoje em dia sigo usando este creme da Granado que é mara também e mais fácil de encontrar do que o da Risqué..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado a Esperando Bebê para aprovação.